Na década de 20, as máquinas de papel começaram aumentar de velocidade e os cilindros que conduziam a folha ao longo do processo de fabricação, ficavam impregnados e alguém teve a brilhante ideia de criar sistemas para limpar os cilindros.
Foi o Sr. Lodding que criou e desenvolveu esse processo de limpeza e condicionamento dos cilindros, dando origem a empresa chamada Lodding Co.
Então, a Lodding Co. foi a pioneira mundial em sistemas de limpeza e condicionamento de cilindros de máquina de papel.
No Brasil, ela chegou em torno de 1970, porém, 10 anos após, ela decidiu fechar no país, pois alegava que o mercado não era grande o suficiente para gerar o lucro a empresa.
Quando a Lodding Co. decidiu deixar o Brasil, o fundador da Blades, apaixonado pelo setor, tinha visão totalmente diferente da Lodding Co., acreditando no setor de papel e celulose brasileiro, decidiu fundar a Blades Industrial Ltda., tornando-se pioneira no Brasil no desenvolvimento e produção de sistemas para limpeza e condicionamento de cilindros.
O fundador da Blades, iniciou sua carreira profissional na Albany, que na época atuava com vestimentas. Posteriormente, passou a trabalhar na Wittler e depois, foi contratado pela Lodding Co. Todas as empresas em que atuou, foram do segmento de papel e celulose, onde aprendeu a gostar, respeitar e aprender as diversas técnicas para contribuir com a produção de papel e celulose.
O primeiro projeto da Blades foi o desenvolvimento, produção e instalação de 25 conjuntos raspadores para a indústria de papel IBEMA. Como muito início de negócio, foi repleto de esforço, dedicação e aprendizado, que o tempo mostrou ser valioso e essencial para construção de uma base sólida de conhecimento e experiência.
A experiência com limpeza e condicionamento de cilindros da máquina de papel foi ampliando para as diversas posições, incluindo raspador de Crepagem, cujo o primeiro foi fornecido para a Safelca (atualmente conhecida como Damapel) em 1982, com a máquina de papel rodando em torno de 300 MPM.
Reconhecida pelo mercado como uma empresa especialista em conjuntos raspadores, porta-lâminas e lâminas, o mercado passou a solicitar demais equipamentos para limpeza e condicionamento de telas e feltros e elementos de drenagem, que se provou ser um sucesso, com base nos resultados proporcionados para a produção de papel e celulose.
Sempre em sintonia com a evolução da produção de papel e celulose, a Blades passou a realizar melhorias em todos os seus produtos e também, criando novos equipamentos e acessórios para maximizar a produção no Brasil.
Nossa história é dedicada a desenvolver e produzir soluções em equipamentos e acessórios para que a indústria de papel e celulose possa produzir mais, com o menor custo possível e garantir a qualidade do seu produto final.
Nós amamos papel. Gostamos de entrar na fábrica e ver os jumbos produzidos. Sentimos muita satisfação em compartilhar com nossos parceiros e clientes recordes de produção. Adoramos ver o papel no dia a dia das pessoas.
Esse é o nosso negócio. Essa é a nossa paixão. Nós Amamos papel 💙