Lâmina Raspadora: como escolher a melhor?

Lâmina Raspadora? Lâmina? Raspa? O termo pode variar, mas a finalidade é a mesma – limpar e remover contaminantes da superfície do cilindro.

Não é fácil escolher a melhor lâmina para otimizar a limpeza do cilindro, porque você tem virtualmente algumas dezenas de possibilidades, considerando as mais diversas condições de uma aplicação.

A lâmina pode ser composta por ligas metálicas, plástico de engenharia ou material compósito. Para que uma lâmina raspadora funcione adequadamente, além de estar com o material adequado para a superfície do cilindro, o corpo do raspador e porta-lâminas precisam estar em perfeita sinergia com a máquina, isto é: paralelismo perfeito, pressão e ângulo de ataque adequados.

O perfeito funcionamento do raspador, porta-lâmina e lâmina é importante porque pode economizar milhares de reais, aumentado a eficácia da limpeza e condicionamento do cilindro, reduzindo a necessidade de manutenção. Se este sistema não for utilizado corretamente, pode danificar o cilindro, gerando prejuízos.

Para escolher uma boa lâmina, podemos considerar alguns fatores, sendo os principais:

– Características do rolo;

– Requisitos específicos de limpeza;

– Temperatura da aplicação.

Mas, e a velocidade da máquina de papel, é importante? Sim, é importante. Em geral, para máquinas de papel com alta velocidade, recomendamos uma lâmina de fibra de carbono, que apresenta maior resistência ao desgaste. Para aplicações em máquinas de papel com baixa velocidade, a lâmina de fibra de vidro e ou Celeron grafitado podem ser utilizadas.

E quando a limpeza da superfície do cilindro precisa ser suave?

O material da lâmina raspadora pode ser bem agressivo para a superfície do cilindro, inclusive, promovendo o desgaste prematuro. Às vezes, o material de uma lâmina pode ser inofensivo para a superfície de um cilindro e extremamente agressivo para outro. Por isso, além do tipo do revestimento do rolo, devemos considerar a sua dureza.

Elementos como o tipo de revestimento do rolo, dureza, requisitos de limpeza, velocidade e temperatura são importantes ao selecionar a lâmina mais apropriada. Mas, com 40 anos de experiência, sabemos que compreender a necessidade da aplicação, os objetivos do cliente e qual seria o impacto de um cilindro limpo na sua produção de papel e ou celulose, são essenciais para maximizar resultados.

error: Conteúdo protegido LGPD