Antes de saber a hora exata para trocar a lâmina raspadora, precisamos saber que você tem a lâmina ideal para a posição.
Para determinar a lâmina raspadora correta para uma posição da máquina de papel, precisamos ter respostas para uma série de perguntas, que vão direcionar e garantir que a lâmina correta seja escolhida para produzir a performance necessária.
Quando a lâmina correta é selecionada, passamos para o segundo passo, que é saber quando substituir a lâmina para garantir que problemas de produção relacionados à limpeza do rolo ou cilindro não aconteçam.
Como princípio básico, não é bom ter uma lâmina raspadora desgastada em qualquer posição, mas é especialmente importante nunca ter uma lâmina com algum desgaste em posições de destacamento da folha ou em rolos da prensa, que têm contato direto com a folha.
A lâmina raspadora deve ser trocada sempre que o chanfro estiver desgastado. Quando o chanfro desgasta, a área de contato com a superfície do rolo aumenta, reduzindo a pressão, gerando inconsistência ao longo da superfície. Por isso, é recomendado aos operadores que se desenvolva uma frequência específica para troca da lâmina, baseada em observações anteriores sobre o desgaste.
Realizando a troca em frequências específicas, principalmente em posições críticas, reduz o desgaste do cilindro, proporciona menor quebra de folhas, melhor destacamento da folha e, consequente, o aumento da produção.
A troca de material da lâmina raspadora é interessante quando problemas como desgaste prematuro (rápido), deficiência na limpeza e/ou destacamento da folha estiverem acontecendo. Mas sempre depois de analisar se não há problemas com o conjunto raspador.
Vale a pena considerar um upgrade da lâmina raspadora para os seguintes casos:
– necessidade de aumento de produção;
– reduzir quebras da folha;
– aumentar performance para destacamento da folha;
– melhorar a durabilidade do cilindro.
Sendo assim, as lâminas devem ser trocadas com frequência determinada pelos operadores de máquinas, que devem se basear no desgaste do chanfro e pressão resultante aplicada, visando manter os cilindros super limpos, para que possam produzir um papel com alta qualidade a custos competitivos.