A fabricação de papel passa por várias fases. Após a extração da celulose dos troncos de árvores, o material ainda passa por várias etapas: lavagem, cozimento e pressurização.
Quando começa a etapa de produção da folha de papel é que observamos grande consumo de água. Normalmente, as fábricas de papel são instaladas ao lado de fontes de água, como rios, abastecendo o processo e até parte da energia elétrica da fábrica.
Quando voltamos 40 anos no tempo, percebemos que o consumo de água na produção de papel e celulose era em torno de 200m³. Mas, felizmente, a tecnologia evoluiu e os processos foram aperfeiçoados, reduzindo o consumo de água para 25m³ por tonelada.
Atualmente, as empresas e pessoas têm a plena consciência de que água é um bem esgotável e, acima de tudo, nos permite a vida. O cenário de economia desse recurso chegou para ficar!
Há 40 anos atuando na indústria de papel e celulose, passamos por essa transformação e, mais do que isso, ajudamos diretamente desenvolvendo sistemas completos que aplicam água de forma otimizada na produção de papel e celulose.
O consumo de água dos Chuveiros da Máquina de Papel e Celulose
Para limpar e condicionar telas e feltros, são necessários sistemas que devem atuar na medida certa, consumindo pouca água, economizando o máximo possível e mantendo a performance.
Na máquina de papel existem chuveiros oscilantes e chuveiros estacionários em diversas posições e, para cada posição, devem ser realizados estudos da aplicação, garantindo a vazão e pressão corretas para otimizar a performance e reduzir o consumo de água.
Além do sistema completo precisar ser bem projetado, isto é, pressões e vazões adequadas, precisamos dar especial atenção à manutenção dos bicos, que por muitas vezes é negligenciada.
O que determina a vazão dos bicos é a pressão de trabalho e o diâmetro dos orifícios, mas também deve-se considerar a geometria dos bicos.
Sendo a relação da vazão com a área do orifício do bico, fica evidente que a abertura do orifício devido ao desgaste aumenta o consumo de água e reduz a sua eficácia.
Por meio de estudos, podemos supor que o desgaste do orifício de 5%, ou seja, um bico com diâmetro de 1mm, passa a ter 1.05mm, representa um aumento no consumo de água de 10% a 15%. Mesmo um pequeno desgaste pode causar grandes desperdícios.
Quantos chuveiros tem a sua máquina de papel? Qual o custo do m³?
Muito provavelmente, o custo de substituição dos bicos é muito menor do que o desperdício de água e, com certeza, muito mais sustentável.
Mas como o desgaste de bicos impacta no consumo de água?
Devido a sua utilização na máquina de papel, naturalmente, este começa a sofrer desgastes. Isso ocorre devido ao tempo, que pode causar corrosão e entupimento da peça, com isso, o bico começa a apresentar falhas.
Quando falamos em falhas, não quer dizer que a peça para de executar o seu trabalho, mas que a precisão e aspersão podem ter problemas, por exemplo:
- mudança da vazão: fazendo com que solte mais água do que o necessário;
- padrão do jato: fazendo com que a água seja disparada em ângulos errados, não cumprindo sua função;
- aumento do tamanho da gota: já que a vazão pode aumentar ou a pressão do jato cair, o aumento da gota pode ocorrer, gerando prejuízos a operação;
- impacto do jato: a pressão do jato pode ser comprometida e operações como limpeza e lavagem podem ser impactadas, precisando de mais água para atingir a perfeição.
O que é necessário fazer para evitar o desgaste de bicos e a elevação no consumo de água?
A manutenção preventiva é o melhor caminho sempre. Se programe para fazer paradas de máquinas e avaliar seu sistema de aplicação. A limpeza periódica também é de suma importância para prorrogar a vida útil dos Bicos e garantir a qualidade da limpeza e acondicionamento da tela e feltro.
Lembre-se: evite deixar a manutenção apenas para a correção de falhas, isso pode impactar diretamente no custo da produção e trazer danos irreversíveis para o meio ambiente.
Avalie o tipo de material do Bico Jato Agulha ou Bico Jato Leque
O material do bico deve ser de alta performance, apresentando maior resistência ao desgaste, proporcionando vida útil mais longa, minimizando o desperdício e aumentando a performance.
Desenvolvimento e Fabricação dos Chuveiros
O Bico Jato Agulha ou Jato Leque faz parte de um sistema que deve estar perfeitamente em sinergia com aplicação e sua finalidade, utilizando a pressão de trabalho ideal.
Ainda, valorize o filtro de linha, que protege o orifício dos bicos de entupimentos e deteriorações causados por partículas sólidas, inclusive, muito comum em sistemas de recirculação de água.
Saiba que você pode contar com a Blades Industrial na hora de adquirir peças e acessórios de qualidade, para serviços de manutenção, reforma e retífica nas coberturas da mesa plana.
Faça agora mesmo o seu atendimento online e vamos otimizar a performance e reduzir o desperdício de água dos chuveiros oscilantes e estacionários da sua máquina de papel!